Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

Faça o download da cartilha Consciente Coletivo
Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

quinta-feira, 15 de maio de 2008

MINHOCÁRIO DOMÉSTICO

PARCERIA MINHOCASA E REDE PERMANECE

Uso e aprovo!
A careta é por causa do sol, mas na verdade me dei muito bem com o sistema minhocasa e estou muito satisfeito! Transformaram uma idéia simples num produto de muita qualidade, inclusive muito bem assessorado pelo manual de instruções. Não é a toa que já ganharam prêmios por aí. Na última Festa das Nações em Fortaleza, evento anual do Instituto Poliglota, o Sistema Minhocasa ficou em exposição e ajudou a demonstrar os princípios da Permacultura Urbana. Parabéns a toda a equipe Minhocasa - www.minhocasa.com.br .
João Paulo - Rede Permanece

Alguns links sobre minhocário no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=K4wbdvPPJuY

http://www.youtube.com/watch?v=pZg4Fp0hnNE&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=sZ0xrwYPJjw&feature=related

Minhocário do Rafael Barros

Venho aqui divulgar o minhocário doméstico construído pelo meu amigo e permacultor Rafael Barros (raf_barros@hotmail.com), residente em São Paulo. O minhocário foi construído quase 100% com material encontrado em caçambas de entulho. O minhocário doméstico é uma composteira e uma fábrica de húmus de minhoca, um dos melhores adubos que existem. Com um pequeno espaço e baixo custo você pode dar um nobre destino ao seu lixo orgânico doméstico (restos de comida em geral), que vai ser decomposto e digerido pelas minhocas, transformando-se em húmus. Qualquer dúvida sobre como instalar este minhocário, entrem em contato.

Obs.: Muitos perguntam sobre como fazer passo-a-passo e também sobre sistemas que vêm por aí, que já vem pré-fabricados. Eu conheço o MINHOCASA e o MINHOBOX. Colocando estes nomes no Google vocês encontrarão informações sobre eles. Porém, há mil e uma maneiras de se fabricar um minhocário. Você é que vai dizer que material vai usar e como vai fazer. Basta entender o princípio de funcionamento. Aprenda sobre compostagem e consiga matrizes de minhocas ou os seus ovos (em qualquer pacote de húmus há centenas, talvez milhares de ovos), faça a compostagem dos seus resíduos orgânicos domésticos e observe as minhocas comendo tudo no dia-a-dia. Você pode montar um minhocário em gavetas ou pode simplesmente fazer leiras, montes de composto no seu quintal! Você pode coletar o chorume (líquido escuro que escorre da matéria orgânica em decomposição) em garrafinhas ou simplesmente deixá-lo escorrer e infiltrar na terra do seu quintal! Mais importante do que saber como construir o minhocário é entender o processo e, mais importante ainda, é botar a mão no composto, submeter seu nariz ao odor da matéria orgânica em decomposição, colocar as minhocas entre os seus dedos, constatar a presença de minhocas mortas pelo chão da casa (as minhocas fogem as vezes), entre outras coisas. Abraços e bom trabalho!

26 comentários:

Rafa Moralez disse...

Olá
Tenho interesse em saber como construo um minhocário como o da foto.
Atenciosamente

Rafael Moralez

Rafa Moralez disse...

Olá
Tenho interesse em saber como construo um minhocário como o da foto.
Atenciosamente

Rafael Moralez

Anônimo disse...

JA PROCUREI EM TODOS SITES COMO FAZER UM MINHOCARUIO DOMESTICO DE PLASTICO, COM AKELAS GAVETAS DE PLASTICO E ATE AGORA NÃO CONSEGUI NADA. SE PUDER ME DAR UMA DICA DE ONDE ENCONTRAR O MODO DE FABRICAÇÃO DE UM MINHOCARIO, EU FICAREI MUITO GRATO
ATENCIOSAMENTE.
YURI AZEREDO.

Anônimo disse...

email: yuriaol@gmail.com

Anônimo disse...

Oi. Assisindo ao programa "Cidades e Soluções" Globonews, vi um minhocário doméstico feito com caixas plásticas(3), com uma torneira para coletar o líquido escuro, acho que produzido pelas minhocas. Gostaria de saber como, e com que fazer as camadas e se as caixas são furadas (quantos furos?). E onde compro as minhocas e de que tipo? Se possível, enviem-me a rotina completa. Muito grata.aureadeandrade@gmail.com

Anônimo disse...

Olá, também vi a reportagem do "Cidades e Soluções" e fiquei muito interessado. Gostaria de mais informações sobre a fabricação e procidimentos que devem ser adotados cotidianamente.
Obrigado
lfporto@yahoo.com

Anônimo disse...

Ola tenho interesse em saber como construo um minhocario como o da foto.
Atenciosamente

Luiz Philipe

Anônimo disse...

Vá ao site: www.minhocasa.com
O programa "Cidades e Soluções" apresentou o trabalho desse grupo. No site tem tudo que foi mostrado e também os sitemas de caixas. Há telefones e e-mails para contato.
MariaSL

Maria disse...

Vá ao site: www.minhocasa.com
A matéria do "Cidades e Soluções" mostra o trabalho desse grupo. Lá há telefones e e-mails para contato, assim como os sistemas de caixas.
Maria

Anônimo disse...

Olá,
Gostaria de mais informações sobre a construção do minhocário da foto, feito pelo permacultor Rafael Barros.
Meu e-mail: mpmoita@yahoo.com.br

Grato!

Paula disse...

Olá. Também tenho interesse em como fazer o minhocário, se posso variar o tamanho e utilizar materiais como caixas tetrapak.

Obrigada.

paula_beruski@hotmail.com

Saulo Alencastre disse...

Olá,

Gostaria de entrar em contato com Rafael Barros para, se possível, gravar o minhocário em vídeo para uma edição pretensamente artística.

Grato,

Saulo Alencastre

sauloalencastre@gmail.com

Emanoel disse...

Oi. Assisindo ao programa "Cidades e Soluções" Globonews, vi um minhocário doméstico feito com caixas plásticas(3), com uma torneira para coletar o líquido escuro, acho que produzido pelas minhocas. Gostaria de saber todo o procedimento necessario para a fabricação do minhocário. meu e-mail é emanoel_rsilva@hotmail.com agradeço desde já.

Unknown disse...

olá, fiquei muito interessado nesse sistema de minhocario e gostaria de saber como construí-lo, pois crio alguns peixes em casa que possuem alimentação a base de minhocas. se for possível me informe pelo e-mail: awslemos@msn.com

obrigado

Anônimo disse...

Olá
Acabei de assistir um documentário falando sobre minhocário doméstico, e gostaria de saber como faço para conseguir um de plástico com torneirinha embaixo, tres andares.SE puder m ajudar fico grata. gissellibio@hotmail.com

Marina Ribeiro disse...

gostaria de obter informações passo-a-passo da contrução do minhocário.
Marina - Sorocaba
meggmarina@hotmail.com

Anônimo disse...

ola gostaria de saber mais sobre o minhocario em gavetas plásticas, como fazer, que material usar como lierar o líquido que escorre, e qtdade de minhocas por volúme de material.

JP - Rede Permanece disse...

Oi Pessoal Permacultural...
Muitos perguntam sobre esse sistema de criação de minhocas. Muitas perguntas são difíceis de responder, como: como fazer, que material usar, como liberar o líquido que escorre, quantidade de minhocas por volume de material, entre outras. Por que é difícil de responder? Porque há muitas formas de se criar e de se manejar. Muitas pessoas vêm o MINHOCASA na TV em reportagens, tem também o MINHOBOX... Os donos desses projetos podem fornecer os dados específicos sobre eles. Mas existem mil e uma maneiras de se criar minhocas para consumir os resíduos orgânicos domésticos, variando o material e o formato, o tamanho... O que é comum a todos é a compostagem! Resumindo para quem quer começar: aprenda a fazer compostagem e coloque as minhocas num recipiente e vá analisando o que acontece. A melhor maneira de aprender é fazendo.

Anônimo disse...

Ola Pessoal, aqui quem fala é o Cesar do MINHOCASA, vejo que existem muitas dúvidas a respeito dos minhocários... Os kits MINHOCASA são resultado de muitos anos de estudos de gestão de resíduos orgânicos e Permacultura na Austrália. Foram desenvolvidos para que possamos diminuir o impacto ambiental que causamos quando jogamos fora o nosso lixo orgânico doméstico, e a partir da transformação desses resíduos de uma forma muito segura, passemos a produzir 2 tipos de adubo de excelente qualidade, o que chamamos de Biofertilizante e o húmus de minhoca. Quem tiver interesse é só entrar em contato conosco: www.minhocasa.com minhocasa@gmail.com (61)81810003 (61)99668967 Remetemos os kits Minhocasa completos(com minhocas, cama de húmus ancinho de manuseio e manual de instruções) para todo o Brasil.
Att,

Cesar

Morada da Floresta disse...

Oi, pessoal

Vai rolar um curso de compostagem e minhocários domésticos na Morada da Floresta em São Paulo.
Quem tiver interesse acesse o site www.moradadafloresta.org

Ailton Oliveira disse...

Olá
Gostaria de informar que o chorume que é drenado do minhocário ou da compostagem, pode ser diluido e utilizado como fertilizante ou pesticida orgânico nas plantas, o mesmo ñ causa nehum mal á saúde, porém cada espécie de planta necessita de uma concentração de diluição adequada.
Parabéns a todos que contribuem para o site e para um mundo melhor.

Ailton Oliveira - SP

Unknown disse...

OLá João Paulo!

Estou a procura de minhocas para comprar aqui em Fortaleza, pois pretendo iniciar um minhocário. As caixas foram confeccionadas por mim mesmo. Você tem o suficiente que me possa vender parte?

JP - Rede Permanece disse...

Olá Ronaldo
de quantos litros você precisa?
Favor comunicar-se sobre isso no email: diariopermacultural@yahoo.com.br

Unknown disse...

Olá, meu nome é Ana Carolina,
meu avô tem um minhocário quero saber se vcs podem me ajuda onde comprar minhocas gigantes africans em Sorocaba, meu Email eh anny_hanttaro@yahoo.com.br.

Obrigada

Anônimo disse...

queria fazer estes minhocarios mais nao tenho nenhuma ajuda de como fazer voces podem me ajudar leandro de cianorte parana

Anônimo disse...

Alguém vendendo minhocas californianas em fortaleza(ce)? Entra em contato: scorpions008@hotmail.com