Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

Faça o download da cartilha Consciente Coletivo
Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

segunda-feira, 29 de março de 2010

Mutirão da Rede Permanece instala sistema para captação de águas das chuvas em uma das Unidades Demonstrativas de Permacultura


Como parte da programação da Rede Permanece de marco de 2010, foi realizado no domingo, dia 14, um mutirão na casa do Tarcísio, escolhida para ser uma das Unidades Demonstrativas de Permacultura da rede, para a instalação de um sistema de captação e armazenamento de água de chuva. O desenho do sistema foi realizado a partir de oficina da Rede realizada na semana anterior com intuito de aprimorar o design daquela Unidade Demonstrativa.

Após um belo almoço à base de arroz integral e grão de bico cozidos em panelas de barro, foram lançadas mãos à obra e assentados os equipamentos para coleta das águas do telhado e lançamento em caixa d’água de 1000 litros. Entre o ponto de coleta na calha do telhado e a caixa, foi instalado sistema para retenção das primeiras águas coletadas, as quais trazem sujeiras do telhado contendo em geral poeira, folhas e gravetos e excrementos (pássaros, morcegos, gatos).

A instalação, realizada à pelo menos doze mãos, foi rápida e eficiente, pois o Tarcísio informou-nos que a caixa d’água encheu e vazou pelo ladrão logo nas primeiras chuvas, com um reduzido aporte de sedimentos para o interior do reservatório.


Nenhum comentário: