Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

Faça o download da cartilha Consciente Coletivo
Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

segunda-feira, 29 de março de 2010

Rede Permanece discute projeto de Intervenção Permacultural no José Walter


Na tarde do último domingo de março (28) foi dado início às discussões de um Projeto de Intervenção Permacultural em área pública urbana em Fortaleza, organizado pela Rede de Permacultura do Ceará. A reunião, atividade prevista no cronograma da Rede Permanece, aconteceu no canteiro da Praça da Rua 20, no Conjunto Habitacional Prefeito José Walter, sob largos pingos de chuva, em alguns momentos, e contou com a presença de alguns simpatizantes e moradores da localidade. Daniel Arruda, membro da Rede Permanece e um dos animadores do Projeto, aponta que o objetivo da visita foi avaliar a possibilidade de se implantar um projeto permacultural no local, através da arborização com árvores fruteiras, e assim melhorar as condições ambiente da Praça, com o envolvimento e manejo a ser realizado pelos próprios moradores do entorno.

O quadrilátero do bairro José Walter ao qual se denominou “Praça da 20” é uma área de terreno bastante compactado, visto nela passam além dos pedestres automóveis e motocicletas constantemente, com algumas árvores em seu entorno, todas elas plantadas por moradores das proximidades. Em alguns ‘pedaços’ pode se constatar a existência de mini-jardins implementados pelos moradores das casas em frente à Praça. Como é o caso do jardim da dona Mazé, que orgulhosamente mostra as espécies lá existentes ao tempo em que fala da sua luta diária para evitar a depredação e o roubo de suas plantas, “nós já pelejamos foi muito para plantar as plantas medicinais por aqui, mas o povo vem e carrega”, lamenta a moradora.

E enquanto foram caminhados os quatros cantos da praça, eis que iam surgindo idéias sobre intervenções que lá poderiam ser realizadas: um bosque com espécies frutíferas, um plantio com ervas medicinais, um sistema permacultural completo com composteiras, canteiros de hortas, espiral de ervas entre outros itens.

De início, alguns participantes da reunião propuseram a apresentação para a comunidade local de uma proposta inicial de projeto para a Praça, mas depois se chegou ao consenso de que a construção do projeto a partir dos anseios da própria comunidade local era o mais adequado. “O projeto deve ser uma ‘folha em branco’ que vai sendo desenhado conforme os desejos da comunidade” sugere o ecólogo Mario Fraga. “O primeiro passo dessa empreitada, ao meu ver, é ouvir a comunidade, afinal sem o apoio dela o projeto não terá sucesso algum”, completa.

Nesse sentido, Roberto, responsável pela produção e distribuição de mudas de fruteiras pela Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e Ronaldo, morador do bairro lembraram da importância de haver um momento anterior, de conscientização da população com relação aos problemas ambientais globais e locais e de se esclarecer sobre a Permacultura. Para tanto, como encaminhamento desse primeiro encontro, acertou-se que uma outra reunião será marcada e que todos os moradores do entorno da Praça serão convidados a participar.

Nesta reunião, a ser agendada possivelmente em um dia da semana a partir das 19hs, horário em que diversos moradores já voltaram do trabalho, serão apresentados os princípios da Permacultura e de que maneira ela pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Também será esclarecido qual será o papel da Rede Permanece nesse processo. Na ocasião, os moradores vão poder expor a sua opinião sobre o uso adequado para aquele espaço público. A partir das sugestões dos moradores é que, então, será feito coletivamente o Design da área, inclusive, levando em consideração a área para estacionamento dos veículos dos moradores e visitantes, atualmente um dos principais usos do local. O projeto deverá ser desenvolvido pelos próprios moradores com o apoio e orientação da Rede Permanece e também do Instituto de Permacultura do Ceará (IPC).

SAIBA MAIS:Aos 40 anos, o Conjunto Prefeito José Walter está localizado entre os bairros Jangurussu e o Mondubim, nos limites de Fortaleza com Maracanaú. O bairro foi projetado pelo arquiteto Marrocos Aragão seguindo o modelo de cidade planejada. Contendo quatro etapas, em seu modelo original foram projetadas 5500 moradias, atualmente, estima-se que 31 mil pessoas moram na localidade.

Nenhum comentário: