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sexta-feira, 1 de maio de 2009

A ECOPEDAGOGIA

Engo. Agro. Fco MÁRCIO, Rede Permanece(*)

Antes de mais nada é importante entendermos o papel ideológico da ECOPedagogia, uma vez que as visões de mundo e de sociedade presentes no nosso dia-a-dia; são refletidas em nossa Educação Tradicional que vê no homem o agente causador das mazelas que estão a acontecer em nossa sociedade. Alguns até veem como processo de mudança o instinto predador do homem, como se ele individualmente estivesse disposto a massacrar, destruir e depredar o ambiente. Esta propositura de atribuir culpas a esta faceta da relação Homem-Sociedade-Ambiente é uma atitude acomodada e fechada ao entendimento da verdadeira face de uma dinâmica social, que é, nada mais nada menos, o resultado de relações de produção e de interesses econômicos.

É preciso que a ECOPedagogia vá além de mera explicações teórico-formais, pois as disciplinas escolares já fazem isto; não se deve apenas ensinar a defender o verde, reciclar o lixo, higiene corporal, descrição da natureza e outras propostas de simplificação da realidade, visto que, é preciso salientar e desnudar o caráter de classe motivadora dos chamados “desastres ecológicos”. A ciência como instrumento de legitimação do poder, do capital e do crescimento econômico foi motivada a causar várias formas de prejuízos sócio-ambientais. Nesse sentido, a ECOPedagogia passa a ter um papel importantíssimo na formação de uma consciência ética e numa visão aprofundada de cidadania. Além de questionar a sociedade produtiva, o consumismo desenfreado, a depredação, o desperdício e outras mazelas, a ECOPedagogia pode e deve ter em seus propósitos uma visão política do saber em prol das aspirações coletivas da sociedade.

É imprescindível que o propósito educativo nas questões ambientais não se transforme em mais uma disciplina, mas que parta rumo a uma visão interdisciplinar do conhecimento da sociedade e de seu relacionamento com a dinâmica da natureza. A ECOPedagogia, convém salientar, deve ser uma prática social constante que supõe cidadania, reflexão e, antes de tudo, ação ética em prol das liberdades e direitos fundamentais do ser humano.

Uma vez que a ECOPedagogia traz contida a necessidade de democratização do saber, da escola e da formação crítica e consciente de cidadãos. Sendo assim, os objetivos e soluções nascem espontaneamente no contexto educativo e de suas particularidades, e só assim, serão alcançados a partir de uma participação responsável e coesa de todos os membros que fazem a Educação.
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(*) Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará. pós-Graduando em Psicopedagogia e Educação Inclusiva pelo Instituto Educare. Membro Honorário do Grupo de Extensão Agroecológico do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará. Membro da Rede de Permacultura do Ceará-Rede Permanece. Membro da Ordem Franciscana Secular-Fraternidade N. S. das Dores-Fortaleza-Ceará. E-mail: philophoso@yahoo.com.br

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