Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

Faça o download da cartilha Consciente Coletivo
Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Aula Inaugural - Especialização em Agroecologia - Barreira/CE



Nesse fim de semana, dias 19 e 20 de fevereiro, foi iniciado o Curso de Especialização em Agroecologia, realizado no município de Barreira/ CE, pela Universidade do Delta e Faculdades INTA, por meio do NIC/ Núcleo de Iniciativas Comunitárias. Nossa aula inaugural contou com o professor Nicolas Arnaud Fabre e a professora Angela Küster.


Nicolas, Eng. Agrônomo, falou sobre as diferenças entre agricultura convencional e agroecológica, mostrando os impactos da primeira: o processo de desertificação e o seu papel em relação às mudanças climáticas, notadamente no Ceará, apontado como o Estado com o maior número de municípios que mais promovem queimadas no Brasil (nove municípios, de um total de 20 em todo o país), onde Acopiara se encontra em 1ª colocação do ranking. Além disso, trouxe diversos questionamentos, buscando alertar sobre o limite de resiliência dos ecossistemas naturais degradados, levantando a questão da inclusão dos custos ambientais e sociais no preço da produção agrícola. Falou também sobre os fundamentos da agricultura Agroecológica, notadamente sobre a biodiversidade, otimização do uso de recursos naturais/ água, visão sistêmica e interface entre ciência e cultura para a construção coletiva do conhecimento.



Angela, coordenadora geral do AFAM/ Projeto Agricultura Familiar,
Agroecologia e Mercado, apresentou o conceito de Agricultura Familiar, bem como as estratégias para a transição agroecológica da AF, as Políticas Públicas e estratégias para acesso aos mercados dos produtos da Agricultura Familiar. Destacando que a Agroecologia tem como base: sociedade, economia e ecologia, onde definiu que: "Agroecologia é a base científica para o processo de transição para agriculturas mais sustentáveis, nas suas mais diversas manifestações, formas de manejo ou denominações". Frisando que a propriedade agroecológica é um sistema integrado, citou modelos de unidades produtivas em: Sistemas Agroflorestais, Hortas Orgânicas e Quintais Produtivos.
Falou ainda da estrutura institucional brasileira, notadamente do Ministério do Desenvolvimento Agrário, suas secretarias e legislação pertinente ao tema. Além disso, apontou os principais entraves ou dificuldades de acesso da produção em Agricultura Familiar ao mercado.






Houve também uma visita ao CEAGRI, orientada pelo Iram Pereira/ Coordenador de Projetos do NIC e Secretário Municipal de Meio Ambiente de Barreira.





Para maiores informações, consultar:

Iram Pereira
Coordenador de Projetos
Núcleo de Iniciativas Comunitárias – NIC
Fone: (85) 3331.13.50 Cel. (85) 91029843

Nenhum comentário: