Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

Faça o download da cartilha Consciente Coletivo
Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Thomaz Enlazador (Ecocentro Bicho do Mato) em Fortaleza - Resumo e Fotos

Saudações a tod@s,

resumo aqui, com fotos, o que foi a roda de conversa com Thomaz Enlazador, do Ecocentro Bicho do Mato de Recife-PE.

No dia 31 de Março de 2010, quarta-feira, Thomaz Enlazador esteve com a Rede Permanece numa sala da faculdade de Arquitetura da UFC em Fortaleza, fazendo uma exposição e dialogando sobre suas experiências com cerca de 20 pessoas que compareceram ao chamado.
Na ocasião, Thomaz mostrou fotos e falou um pouco da história e dos desafios enfrentados pelo Ecocentro Bicho do Mato, que tem se tornado, cada vez mais, ponto de referência de ecopedagogia e permacultura no Recife, em Pernambuco e também em toda a região Nordeste.
O Ecocentro tem realizado atividades de educação ambiental com escolas, cursos de bioconstrução, de permacultura, inclusive um PDC (do inglês Permaculture Design Course) Social, entre outros eventos, além de estar envolvido no projeto Pontão de Cultura do Min. da Cultura, juntamente com outras organizações.
Thomaz falou de temas instigantes e polêmicos, como a necessidade de um êxodo rural, a relação da cultura popular de massa com os prejuízos ao meio ambiente, além de ter sido veemente na obrigação de cada indivíduo cuidar do seu lixo. Também criticou as grandes corporações por suas ações danosas e inescrupulosas, assim como as pessoas que não boicotam seus produtos e incentivou sobremaneira o uso do sistema Linux, um software livre.
Pode-se dizer que o tema da LIBERDADE esteve por trás das falas de Thomaz, tendo motivado as suas críticas, os seus conselhos e vê-se que tem motivado a sua vida, na busca pela permacultura e pela auto-sustentabilidade, que têm como uma das suas finalidades tornar-nos mais livres.



Nenhum comentário: