Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

Faça o download da cartilha Consciente Coletivo
Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

sábado, 29 de maio de 2010

Coquetel de adubação verde na Floresta

Dando continuidade ao programa de implantação da Unidade Permacultural Demonstrativa da Floresta, a Rede Permanece se mobilizou mais uma vez nos dias 18 de abril e 08 de Maio de 2010 para a primeira e segunda etapa do plantio do coquetel de adubação verde na unidade.

A adubação verde consiste, em poucas palavras, no plantio em grande densidade de espécies suporte (leguminosas fixadoras de nitrogênio, dentre outras), para posterior corte e incorporação da biomassa produzida. A técnica visa recuperar o solo degradado através da fixação de nutrientes pelas raízes das plantas, da proteção superficial do solo, além da incorporação de matéria orgânica (biomassa) quando realizado o corte das espécies plantadas, geralmente entre 90 a120 dias após o plantio.

Na primeira etapa, dia 18/04, contamos com a ajuda dos companheiros João Paulo, Mario Fraga, Eveline, Tarcísio e Marcelo. Já no segundo momento, dia 08/05, compareceram cerca de 16 pessoas.

As atividades consistiram na apresentação do espaço e das intervenções já existentes, seguida do preparo do coquetel, roço das linhas de plantio e plantio propriamente dito, com uso do semeador. O plantio foi realizado em parte da área onde será implantada a futura agrofloresta. Foram utilizadas sete variedades de sementes (girassol grande, girassol pequeno, milho, sorgo, guandu, mucuna preta, cunhã, crotalária e feijão de porco). Com o cair da tarde e a chegada das muriçocas, interrompemos o trabalho e tivemos um agradável momento de lanche e bate-papo. Vale ressaltar o sucesso do delicioso bolo de banana da Vânia Sindeaux. Valeu D. Vânia!!

Algumas semanas após as atividades já se pode apreciar as primeiras plantinhas, mas infelizmente a escassez de chuvas não aponta boas perspectivas para o sucesso do plantio. De qualquer forma, fica o aprendizado e as boas conversas!!

Grande abraço e obrigado a tod@s!
MARCELO de O. Sindeaux

Nenhum comentário: