Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

Faça o download da cartilha Consciente Coletivo
Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

sábado, 15 de maio de 2010

Relatório da oficina de minhocário e da espiral de ervas‏

No domingo, dia 25 de abril, após um apetitoso almoço vegano coletivo, foi realizada mais uma atividade da Rede Permanece: uma oficina de minhocário e uma espiral de ervas reciclando garrafas de vidros, no térreo do prédio de Maria Leocádia e Julia Limaverde, no Bairro de Fátima.

Foram feitos dois minhocários, um ficou pronto e o outro faltando alguns ajustes simples. Os minhocários foram feito com três caixas grandes, daquelas empilháveis, tipo container de plástico. Na primeira, que é a base, foi colocada uma torneirinha de filtro, para coleta do chorume. Na segunda e na terceira, foram feitos muitos furinhos de furadeira no fundo, distribuídos equilibradamente. Depois forramos a segunda caixa com uma tela para que as minhocas não caiam no chorume e colocamos uma cobertura de folhas secas e o húmus junto com as minhocas. Na última caixa, ainda vazia, colocamos uma tela de cobertura vedada com uma borracha, para que elas não fugissem.

Ficamos com receio de elas fugirem da caixa, porque de fato isso aconteceu quando foram compradas. Vieram muitas e elas estavam todas lá juntas e apertadinhas, então entendemos porque que elas ficaram afim de dar uma volta à noite pela nossa área de serviço e cozinha. Nos primeiros dias, aconteceram algumas fugas das minhocas que ainda estavam em adaptação, mas agora com o ambiente mais equilibrado, elas se encontram felizes e contentes, nos agraciando com seu precioso biofertilizante. Nossa plantas agradecem!

Paralelo a atividade de furação das caixas dos minhocários, o povo se animou e demos início a nossa espiral de ervas. Antes de começar o movimento de terra, tivemos que quebrar um pedaço de concreto que havia no meio do espaço em que havíamos planejado o canteiro. Depois de retirado o entulho e remexida a terra, fizemos um círculo de garrafas de vidros cheias de água, tampadas, de cabeça para baixo, enterradas até um terço na terra. Ficou bem interessante apesar de ter faltado mais algumas garrafas para fechar o cículo no tamanho planejado. Deixamos para prosseguir logo que conseguíssemos mais garrafas.

Foi colocado parte do entulho que havíamos quebrado no centro do círculo, mas em seguida tiramos pois não será uma espiral muito alta, visto que as garrafas do centro serão de cerveja long neck (tava meio caro sustentar a espiral todinha só de vinho argentino, chileno e português). E também porque não queremos que nossas ervas fiquem muito próximas do cimento. Em seguida, uma cobertura verde foi posta dentro do círculo para proteger e nutrir a terra.

As atividades foram encerradas com um super sorbet de manga (sorvete só de manga congelada, uvas passa e linhaça, sem leite nem açúcar) e muito som instrumental.

Agradecemos a próspera intervenção no nosso lar.


Maria Leocadia e Julia Limaverde

Nenhum comentário: