Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

Faça o download da cartilha Consciente Coletivo
Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

segunda-feira, 14 de março de 2011

Comunicado geral a todos do Movimento Brasileiro de Ecovilas

Repassando ao movimento cearense para que possa interagir!

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Marcio Bontempo <rmbontempo@uol.com.br>
Data: 8 de março de 2011 23:38
Assunto: Comunicado geral a todos do Movimento Brasileiro de Ecovilas

Gente querida,

 

A repercussão do MBE está cada vez mais forte. Estamos recebendo emails e contatos de todas as partes do Brasil e os dois grupos do FacebooK e do Google estão funcionando como canais de conexão. Para vocês terem uma idéia, são cerca de 150 emails/dia, o que nos obrigou a permanecer na frente da telinha, respondendo, fazendo contatos e prestando informações durante este carnaval, até agora, na terça à noite. E vai prosseguir todos os dias. É impressionante.

 

Para o DF:

Aqui em Brasília estamos em plena marcha para a formação de um grupo coordenador do movimento, para a elaboração de uma agenda e uma linha de ação. São muitas as ecovilas, comunidades, unidades de permacultura e grupos de ação que estão se aproximando e participando. Não tínhamos ideia de como, silenciosamente, esses grupos foram se formando, mas a verdade é que são mais de 100 só no DF, Entorno, Pirenópolis, Alto Paraíso e em direção à centro da Chapada.

Nosso grupo não pretende criar nenhuma ecovila nem liderar nada, mas ajudar, cooperar, trabalhar na interação entre os grupos, criando atividades integrativas, visando organizar uma linha de ação, traçando estratégias e estabelecendo democraticamente uma agenda.  Devemos ter já esta semana a data e o local do Forum Nacional das Ecovilas/Permacultura/Transição Planetária, com base no posicionamento geográfico e tradição de Brasília.

Já temos definida uma das agendas que são as reuniões locais, que serão TODOS OS SÁBADOS agora. Isso já está confirmado com Dr. Ulisses. Não podemos mais perder tempo (mas não estamos ansiosos ou paranóicos, porém seguindo o fluxo do ritmo natural que ora estamos recebendo e obedecendo). As reuniões serão as 11:00, na União Planetária. SHIN QL 13 cj 5 casa 19. Lago Norte-DF. Vai ser muito forte essa reunião, porque é a derradeira da primeira fase de formação do grupo central do MBE. Quem de outras partes do Brasil quiser vir, será bem vindo e recebido com amor.

Talvez tenhamos uma novidade no grupo: a presença de representantes da comunidade indígena! Estamos trabalhando nisso. Afinal, são eles que devem nos ensinar como respeitar a natureza de modo prático e conhecer os desígnios do Grande Espírito, Tupã.

 

Para os demais estados e localidades:

 

Assim como estamos nos organizando aqui no DF, sugerimos que as pessoas que fazem parte do grupo, se firmem em suas lideranças locais ou regionais e façam o mesmo (reuniões), de modo a dimensionarmos nosso potencial. A idéia é ter definidas essas lideranças para que tenhamos os representantes para o Forum Nacional. Importante é que as ecovilas e núcleos ativos participem  e enviem seus delegados para o grande evento. Entendemos que esse Forum não será exatamente uma festa, um "Woodstock" das ecovilas, mas um encontro estratégico de lideranças para integração nacional, com uma agenda bem estruturada e pragamática. Nós podemos e devemos ser organizados.

O MBE -  Movimento Brasileiro de Ecovilas está interagindo com grupos internacionais, como o GEN -  Global Ecovillage Network e o WEM -  World Ecovillage Movement. É bem possível que tenhamos representantes no Forum que venham trazer suas experiências para o evento.

Para aqueles que estão envolvidos com ecovilas ou atividades similares e afins, pedimos manterem contato pois estaremos estruturando um acervo, um banco de dados e de informações, em direção ao mapeamento do que está acontecendo no Brasil e no Mundo. Estamos aperfeiçoando um software capaz de realizar essa tarefa. Também o site do MBE está em estruturação e poderá ser o referencial que se faz necessário. Infelizmente sabemos que nem todos estarão dispostos a participar desta cruzada, mas pedimos encarecidamente que entendam o nosso esforço.

É bem sabido que, dependendo do que vai acontecer, NENHUMA ecovila ou núcleo subsistirá sozinho, mas somente com uma rede integrada de apoio, principalmente para permutas, escambo, comunicação, auxílio mútuo com tecnologia, atenção á saúde (os profissionais da saúde atuando em situações específicas, como dentistas, médicos, cirurgiões...quem sabe fazer uma cesareana necessária com recursos rústicos ou reconhecer uma doença numa comunidade? E tratar com recursos naturais disponíveis?), educação, segurança, apoio psicológico e espiritual, etc.,

Há muito o que conversarmos e trocarmos num evento dessa ordem. Nem temos idéia de quanto.

 

E gente, tudo isso sem medo, agitação, alarmismo, paranóia...porque estamos diante de um processo natural, cíclico e esperado....claro que o homem deu uma mãozinha....e que mãozinha!....rssssss

 

Aproveito para parabenizar as companheiras do grupo pelo Dia Internacional da Mulher. Precisamos da energia feminina para re-construir um mundo equilibrado. Por ora tá muito Yang. Ainda bem que no MBE temos grande preponderância de meninas.... 

 

A todos(as) um abraço e votos de

 

Muita luz sempre.

 

Marcio Bontempo

Grupo Ecovilas2011 - Espaço de interação de pessoas e organizações ligadas e/ou interessadas na questão das Ecovilas/Permacultura/Transição Planetária.

Nosso grupo de interação no Facebook: mbecovilas@groups.facebook.com

__._,_.__

Nenhum comentário: