Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

Faça o download da cartilha Consciente Coletivo
Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mini-Curso de Ecovilas - Fortaleza - CE - 12 e 13/05

MINI-CURSO DE ECOVILAS E CONDOMÍNIOS ECOLÓGICOS - Permacultura na Prática


12 e 13 de maio de 2011.
Fortaleza - Ceará.
Vagas: 30
Taxa de Inscrição: R$ 40,00

Realização: Universidade Estadual do Ceará  Apoio: TRansition Towns Brasil
Pré-inscrição: abreu.wilson@yahoo.com.br / (85) 87572662

As Ecovilas são consideradas modelos de comunidades intencionais ou comunidades sustentáveis. A idéia de Ecovilas foi incorporada pelas Nações Unidas no Programa de Desenvolvimento de Comunidades Sustentáveis (SCDP).
O MINI-CURSO é uma introdução teórica e prática em Ecovilas, onde o ministrante introduzirá e especificará os conceitos e elementos das Ecovilas, bem como da Permacultura, sua linha histórica e técnicas permaculturais; relacionando-a com paradigmas ambientais discutidos na atualidade como: efeito estufa, poluição, agricultura orgânica, habitações sustentáveis, energias renováveis, tecnologias alternativas, alimentação saudável. No curso são exemplificadas iniciativas atuais que estão em desenvolvimento, bem como alternativas para um desenvolvimento sustentável para o planeta. Na parte prática do curso iremos aplicar dinâmicas, exercícios e implementar as tecnologias como modelos para exposição pós-curso.

PERMACULTOR RESPONSÁVEL
Neimar Marcos - Permacultor e Bioconstrutor
Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Marcos fez parte durante 3 anos e foi Coordenador do Departamento de Permacultura e Design de Ecovilas na Eco-vila itinerante Caravana Internacional arco-íris por la Paz ( México), a única ecovila itinerante do planeta. Através da Caravana Arco-íris, Marcos viajou pelo nordeste do Brasil, sendo pioneiro em alguns estados como Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, onde deu os primeiros cursos e construiu as primeiras casas ecológicas.
Na sua estada em Pernambuco foi educador Ambiental no Centro Ecopedagógico Bicho do Mato (Recife).
Em Goias na cidade de Chapadão do Céu, foi Coordenador Geral da Estação de Permacultura Aldeia 2012. Em João Pessoa Marcos foi Diretor do Centro de Estudos Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente.
Tem realizado pesquisas, proferido palestras e ministrado cursos de Permacultura, Design de Ecovilas e Sustentabilidade para ONG's, Escolas , Insitutos e Universidades públicas e privadas em vários estados do Brasil.
É colaborador da Aldeia da Paz, espaço modelo em sustentabilidade do Fórum Social Mundial.
Integra a Transition Towns Network (Rede das Cidades em Transição), e a Transition Towns Brazil.


PALESTRANTE CONVIDADA
Isabela Maria Gomez de Menezes
Arquiteta e urbanista pela UFRJ, cursou Educação Gaia em design e desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis.
Atua com o desenvolvimento de projetos de sustentabilidade no Instituto CRIS e é articuladora do Movimento Transition Towns Brasil e do Movimento do Transition Towns na Granja Viana – SP.
.


Nenhum comentário: