Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

Faça o download da cartilha Consciente Coletivo
Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

sexta-feira, 16 de março de 2012

Modos de Vida _ 02! (19/03) - 19h - Marcelo Sindeaux

Modos de Vida – conversas sobre ética e sustentabilidade


2º Encontro:      Alternativas para casas mais ecológicas – E o sítio Floresta no Euzébio/CE
com  Marcelo Sindeaux

Técnico em Edificações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará – CEFET- CE e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, com foco de estudos na temática "cultura e meio ambiente". É membro fundador da Rede de Permacultura do Ceará e do Instituto de Permacultura do Ceará – IPC. Com a valorosa ajuda dos amigos, dedica-se, nas horas vagas, à concepção e implantação do design permacultural do sitio "Floresta" (Eusébio-Ce), uma das futuras unidades demonstrativas do IPC."


Dia 19 de março, 19h.



_________________

Segundo o filósofo Michel Foucault, um modo de vida pode ser partilhado por indivíduos de idade, estatuto e atividades sociais diferentes. Pode dar lugar, ainda, a relações intensas que não se pareçam com nenhuma daquelas que são institucionalizadas, de forma que é possível considerarmos que "um modo de vida pode dar lugar a uma cultura e a uma ética". Sendo assim, como pensar o traçado de novas formas de vínculos sociais que favoreça a uma ética da amizade? Como criar procedimentos, estratégias e dispositivos, sem desinvestir da potência dos encontros? Considerando o processo criativo como o próprio espaço intensivo dos fluxos, território privilegiado para o exercício da composição dos afetos, como pensar a invenção de um lugar/situação como se pensa a criação de uma obra artística?

A proposta aqui apresentada procura se cercar de idéias/conceitos como habitar, permanecer, acolher, cuidar, partilhar, onde procuramos defender condições de possibilidade que favoreçam uma maior permanência dos artistas residentes no espaço, fortalecendo seus processos artísticos, registrando-os, valorizando as ambiências de troca. Pensar o espaço como uma habitação, e não somente como lugar de passagem, eventual local para apresentações, este foi o desafio que nos colocamos. Um entre-lugar, e não um não-lugar. É nosso desejo, aqui posto, de continuar a pensar nossa relação com a cidade de Fortaleza, inventando-a a partir das condições de habitação que somos capazes de criar com nossos trabalhos.

Dentro desse contexto, "Modos de vida: conversas sobre ética e sustentabilidade" traz um ciclo de 13 encontros com pessoas que habitam e convivem em seus lugares dialogando diretamente com o tema. Consumo, Permacultura, Habitação, Mobilidade, Alimentação e ações no âmbito público. Serão 13 noites com temas, troca de idéias, conhecimento e oportunidade de conhecer o que mais podemos fazer para habitar na Terra fazendo parte dela. Locomover-se, comer, morar, comprar, trabalhar, cultivar. Tudo relaciona-se com o todo, em cada dia-a-dia. A casa-mãe.

O ciclo de conversas Modos de Vida : conversas sobre Ética e Sustentabilidade insere-se no projeto Habitação Alpendre, realizado no Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção, com o apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Arte – FUNARTE, através do Prêmio Procultura.



Organização : Fernanda Freire e Andrea Bardawil
Local : Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção Projeto Habitação Alpendre/2012 
Realização : Companhia da Arte Andanças
Fernanda Freire





--
João Paulo Diniz
Alternativas Ambientais
+55 85 8839 0925 (Oi)
+55 85 9632 8386 (Tim)

Nenhum comentário: