Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

Faça o download da cartilha Consciente Coletivo
Faça o download da cartilha Consciente Coletivo

sexta-feira, 8 de julho de 2011

IX Regata Infanto-Juvenil do Batoque: Respeitar o meio ambiente é coisa para gente inteligente!


Repassando...
Logo Tucum
IX Regata Infanto-Juvenil do Batoque: Respeitar o meio ambiente é coisa para gente inteligente!
No dia 10 de julho a comunidade do Batoque, em Aquiraz, realiza a 9ª edição da Regata Infanto-Juvenil de paquetes, evento que valoriza as tradições que fazem parte da identidade cultural dos povos do mar, a preservação da biodiversidade, a educação ambiental e a geração de renda para a comunidade.
 
 
 
A regata infanto-juvenil surgiu no ano de 2003 por uma iniciativa de um grupo de crianças que queriam iniciar o aprendizado da pesca no mar. Com o objetivo de melhor prepará-las, um pescador do Batoque criou a atividade na lagoa da comunidade, onde as crianças recebem de seus pais os ensinamentos sobre como preparar a embarcação e as artes da navegação.

O evento sempre mobiliza, em torno de uma temática sócio-ambiental, diversos segmentos da comunidade, como pescadores/as, agricultores/as, barraqueiros/as e prestadores/as de serviço.

O tema desta sexta edição "Respeitar o meio ambiente é coisa para gente inteligente!" Para os moradores do Batoque será uma forma de alertar a comunidade e os visitantes sobre a importância da conservação dos ecossistemas para a realidade local, para as futuras gerações e para o planeta.


Saiba mais sobre a comunidade do Batoque:

Cerca de 320 famílias habitam a primeira área do Ceará a ser declarada uma Unidade de Conservação, a Reserva Extrativista (RESEX) do Batoque. A população mantém práticas ecológicas de uso e exploração da terra, da lagoa e do mar, de onde retiram suas principais fontes de renda e sobrevivência.

O Batoque se originou por volta de 1860, quando a família Vitorino se instalou na região com o propósito de explorar a pesca e coletar a tabuba (planta utilizada para artesanato amplamente disseminada na lagoa). Por mais de um século, as famílias viveram na área sem qualquer preocupação com especuladores imobiliários, mas a partir de 1970 a presença de especuladores e veranistas tornou-se comum e a atividade turística começou a fazer parte da vida da população local.

Nasce então à idéia da comunidade em se estruturar para o turismo comunitário, como forma de garantir a permanência no território, a distribuição justa de renda, a preservação da biodiversidade e a valorização das culturas e identidades locais.

A parceria com a Rede Tucum – Rede Cearense de Turismo Comunitário possibilitou a estruturação da pousada, chalés para hospedagem, a criação de roteiros que incluem trilhas ecológicas, passeios de jangada no mar, passeios de mula e a cavalo, visitas ao manguezal e também a lagoa preservada.


Conheça a programação da regata:

09hs – Abertura da Regata com a participação de autoridades e representantes da comunidade
10hs30min – Apresentação surpresa
11hs – Primeira bateria (infanto-juvenil)
12hs30min – Segunda bateria (infanto-juvenil)
13hs30min Entrega dos troféus e premiações
14hs30min Encerramento da Regata

Maiores informações:


Separador
Visite nosso site:
www.tucum.org

Gostaria de não receber mais esses emails.

Desenvolvido por Oktiva


Nenhum comentário: